relogio

Radio Plenitude FM

domingo, 1 de julho de 2012

A INVEJA MATA. I REIS - 21:1-16.



                                              ACABE ERA REI DE ISRAEL.COMO REI, DISPUNHA DE MUITAS PROPRIEDADES. DE FÉRIAS NUM DOS SEUS PALÁCIOS, CHAMOU-LHE A ATENÇÃO A PROPRIEDADE DE SEU VIZINHO. O REI, QUE TUDO TINHA, FOI TOMADO PELO DESEJO DE POSSUIR A PLANTAÇÃO DE UVAS DE NABOTE. FEZ-LHE UMA EXCELENTE OFERTA, MAS NABOTE A RECUSOU. PORQUE? PORQUE, SEGUNDO A LEI HEBRAICA, OS TERRENOS RECEBIDOS POR HERANÇA NÃO DEVERIAM SER VENDIDOS, POIS ERA PATRIMÔNIO FAMILIAR. NABOTE, OBEDIENTE À LEI, RESPONDE AO SOBERANO: "DEUS ME LIVRE DE ENTREGÁ-LA AO SENHOR!" COMO UMA CRIANÇA MIMADA, O REI FICA EMBURRADO POR NÃO CONSEGUIR O QUE DESEJAVA. SUA ESPOSA, JEZABEL, RESOLVE O PROBLEMA DO MARIDO, CRIANDO UMA CONSPIRAÇÃO PARA MATAR NABOTE. COM A MORTE DO VIZINHO, O REI ESTÁ LIVRE PARA TOMAR CONTA DA PROPRIEDADE.
                                                 NÃO HÁ NADA DE SURPREENDENTE NA INFELIZ ATITUDE DO CASAL, ACABE E JEZABEL. AMBOS SÃO CONHECIDOS NA BÍBLIA PELA SUA POSTURA IDÓLATRA E PELA OPOSIÇÃO AOS PROFETAS DE DEUS, EM ESPECIAL A ELIAS. EM CORAÇÕES TÃO DISTANTES DE PALAVRA DE DEUS, A INVEJA E A MORTE ENCONTRAM TERRENO FÉRTIL PARA SE DESENVOLVER. AS CONSEQUENCIAS SÃO TRÁGICAS.
                                                 O EXEMPLO DESSE CASAL SERVE-NOS DE ALERTA. NÃO PODEMOS DEIXAR NOSSA VIDA VAZIA DA PALAVRA DE DEUS PARA NÃO SERMOS TOMADOS POR DESEJOS E ATITUDES CONTRÁRIOS À VONTADE DO SENHOR. ESTUDANDO AS SAGRADAS ESCRITURAS E ORANDO DIARIAMENTE SOMOS FORTALECIDOS. ASSIM, PODEMOS VIVER PARA O LOUVOR DE DEUS E O BEM DO NOSSO PRÓXIMO.

Senhor, a tua Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Que sempre possamos andar sob a luz do teu Evangelho para não tropeçarmos nas trevas deste mundo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário